Breve historial
A Associação de Ténis de Setúbal, Instituição de Utilidade Pública foi fundada em 17.12.1986 para superintender a actividade deste desporto a sul do Tejo, excepto no Algarve. O desenvolvimento imprimido originou posteriormente a necessidade da criação da Associação de Ténis do Alentejo, que passou a tutelar os Clubes de três Distritos – Beja, Évora e Portalegre.
Actualmente, a AT Setúbal tem como filiados 27 Clubes do Distrito, com 1.153 atletas federados, 46 treinadores formados com diversos níveis e 6 árbitros credenciados, desenvolvendo grande actividade na área da formação e desenvolvimento na zona que lhe está adstrita, na organização das provas Regionais e integração no Calendário Oficial/Nacional da Federação Portuguesa da modalidade, em todos os escalões etários e nas variantes feminina e masculina, detecção e selecção de talentos e seu aperfeiçoamento e constituição de Selecções Regionais. Paralelamente auxilia e orienta a organização e actividade desportiva e associativa dos seus Clubes, num universo de cerca de 500 Dirigentes e alguns milhares de associados.
Na parte desportiva há que salientar que a ATS foi pioneira na criação dos Centros Regionais de Treino, onde se aperfeiçoam os melhores tenistas da Região, muitos dos quais têm sido seleccionados para representar Portugal, no País e no Estrangeiro.
No caso particular do relacionamento com a Autarquia, ele tem sido pautado por excelente entendimento, bom recíproco espírito de colaboração a todos os níveis, existindo um protocolo com as escolas de Ensino Básico sustentado em parte pela Câmara com magníficos resultados. A Associação sempre se tem integrado nas realizações do respectivo Pelouro quando solicitada dentro desse espírito.
INSTALAÇÕES
» ASSOCIATIVAS
A Associação de Ténis de Setúbal, como outras congéneres, esteve inicialmente sediada no edifício que é pertença no Montepio Geral, na Praça de Bocage, em Setúbal, em instalações cedidas pela então DGD (hoje IND). Devido às obras e denúncia do contrato DGD/MG esteve alguns anos instalada em condições precárias em cave do edifício sito na Rua Camilo Castelo Branco, n.º 4, até a Câmara Municipal lhe ceder as actuais instalações, em Vanicelos, junto aos campos de Ténis existentes no referido Parque.
» DESPORTIVAS
Até 1990 a componente técnica da Associação e a sua Escola Regional (primeira do País) funcionaram no complexo de Ténis da Torralta, em Tróia. Com o desaparecimento daquela Empresa “desapareceu” também o protocolo de concessão que entregava à ATS a gestão técnica do espaço. Felizmente, na mesma altura, a Câmara Municipal tinha acabado a construção dos campos de Ténis do Parque de Vanicelos, e, por sua e nossa também necessidade, entendeu por bem entregar-nos a gestão dos mesmos. Actualmente a Associação dispõe de 3 campos todos iluminados, o que permite no horário de Inverno a sua utilização até mais tarde. Os campos são utilizados pelos munícipes e servem também para as concentrações das Selecções Regionais e para a realização de algumas provas Regionais, quando necessário, visto as instalações não possuírem balneários.